Review: Baka to test to shoukanjuu

Em meio a tantas dúvidas sobre o que escrever, e como escrever, decidi sentar-me em frente ao computador e encarar o Word para escrever sobre Baka to test to Shoukanjuu. Antes de começar, um aviso. Este texto abordará as duas temporadas da série. Não falarei de OVAS ou de especiais. Agora, vamos ao texto!

Baka to test to Shoukanjuu é um anime baseado na série de light novels homônima, que também tem versões em mangá. A série conta a história de uma escola que separa suas turmas de acordo com o nível dos alunos, a academia Fumizuki. As turmas vão de A a F, da melhor para a pior. Quanto melhor a turma, melhor a estrutura e as instalações de sua sala. Os alunos são direcionados à suas turmas por um teste realizado antes das aulas.

Existe também um sistema de batalhas entre os alunos no qual eles invocam um ser para representá-los. Esses seres têm seus pontos, que estão diretamente ligados às notas do aluno. Neste sistema as classes podem desafiar umas as outras para obterem melhores instalações.

A história é mostrada na visão dos alunos da classe F, a pior da escola. Entre eles, a bela Himeji Mizuki, uma aluna exemplar que foi parar na pior turma por ter passado mal durante o teste, Kinoshita Hideyoshi, um garoto com feições femininas, Kouta Tsuchiya, que vive tirando fotos das garotas bonitas da escola, e Shimada Minami, que é uma das personagens mais estressadas da série. Minami tem uma relação conturbada com Yoshii Akihisa. Akihisa, o protagonista fracassado, tem uma grande amizade (e uma relação bem engraçada) com Sakamoto Yuuji. Yuuji, por sua vez, é sempre perseguido pela aluna da classe A Kirishima Shouko, que se diz apaixonada por ele. Shouko é uma assassina potencial, ama Yuuji desde a infância, e faz de tudo para ficar com ele. Provavelmente a personagem mais carismática da série.

Acho que nem preciso explicar qual o grande destaque da série, né? Claro, as personagens. São muitas, muitas mesmo, mas todas muito carismáticas e engraçadas. Impressionante como conseguem fazer cenas cômicas com todas elas, levando em conta suas personalidades e características. É bem difícil escolher uma personagem favorita, e mais difícil ainda é não gostar delas. Personagens loucas, diferentes, engraçadas.

Baka to test to Shoukanjuu é um anime de comédia que sabe utilizar muito bem os seus recursos. Mesmo que a série, em grande parte do tempo, ignore um pouco a história central. Muitos podem achar a comédia da série meio clichê, mas garanto que não é. As personagens são únicas, e tornam o humor da série único também. Esta é uma daquelas obras que utilizam todos os seus recursos, e de qualquer situação, para tirar boas risadas do espectador. Um dos animes mais engraçados que já assisti.

Quanto à primeira temporada, ótima. Os dois primeiros episódios são meio lentos, e não são tão engraçados, talvez por seguirem a história à risca demais. Depois a série melhora, e muito. Talvez o terceiro episódio ainda não convença o espectador, mas já representa uma melhora significativa. A partir do quarto então, você vai se pegar dando boas risadas e se divertindo muito.

A história central, referente aos problemas escolares e os exames, está presente em quase todos os episódios, mas escondida, de uma maneira quase imperceptível. As cenas de humor e as relações entre os personagens, sejam amorosas ou apenas de amizade, são mais perceptíveis. Aliás, essas relações criam cenas cômicas ótimas! E os dois primeiros episódios, os mais chatos, são mais focados na história principal. Mas em compensação, os dois últimos são um espetáculo, mesmo sendo mais fiéis ao enredo.

Já falando da trilha sonora, a abertura da primeira temporada é daquelas a que você deve se acostumar. Na medida em que vai assistindo, vai gostando mais. E combina bastante com o anime. A mesma coisa se aplica para o segundo encerramento. O primeiro encerramento é bem interessante, e as cenas nos mostram os personagens de uma maneira mais séria. Musicas de fundo bem encaixadas.

A arte é agradabilíssima, e combina perfeitamente com a história do anime. A animação também não fica atrás, cumpre muito bem o seu papel no anime. Agora falarei da segunda temporada, “Baka to test to Shoukanjuu Ni!”. Ela nem de longe decepciona, mas também não impressiona. A primeira temporada é definitivamente melhor.
Não que a segunda temporada seja ruim, claro que não. Mas o que acontece aqui é uma inferioridade em relação à primeira em um dos principais aspectos da série, a comédia. Baka to test to Shoukanjuu Ni não é tão engraçada quanto a primeira. Mas mesmo assim tem vários momentos que tiram risadas do espectador.

A segunda temporada permanece com a mesma história, sem nenhuma mudança drástica. Ela se foca mais no triângulo amoroso formado por Akihisa, Himeji e Minami do que na primeira temporada. Talvez se foque até demais. Também mostra um pouco do relacionamento entre Shouko e Yuuji, mas nem sempre de maneira tão cômica. Mais uma vez, os últimos episódios se mostram excelentes, porque assim como na primeira temporada, misturam o humor com a história e um clima de tensão. Também temos um episódio que nos mostra a infância de Shouko e Yuuji, que embora esteja um pouco deslocado na série, era necessário, mesmo que em outro momento.

A arte e a animação continuam do mesmo jeito. Quanto à trilha sonora, continua aquela questão de adaptação às musicas, embora a abertura soe mais agradável do que a da primeira temporada.

A segunda temporada é muito boa, mas não tanto quanto a primeira. Baka to test to Shoukanjuu é um ótimo anime, e merece a sua audiência. Agora ficaremos na expectativa de uma possível terceira temporada.

Anúncios

Sobre Daisuke~

Amante de cinema (e de arte e entretenimento de forma geral), adora escrever sobre filmes, livros, mangás, etc.

Publicado em dezembro 30, 2011, em reviews e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Cara, muito bom a sua review, muito mais muito exclarecedora. Tirou todas as minhas dúvidas em relação a esse anime, obrigado e continue assim !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: