Recomendação da semana: Jisatsu Circle

Peço desculpas por não ter feito a recomendação de semana passada. Mas agradeçam ao Luki que, gentilmente se ofereceu para escrever. Hoje eu estou de volta.

Jisatsu Circle é um mangá curioso, de fato. Bem diferente, talvez. Não existe outra maneira de definir esta obra. Afinal, como poderíamos chamar um mangá que começa com um suicídio coletivo de mais de cinquenta garotas de normal?

Isso mesmo, cinquenta e quatro garotas jogam-se na frente de um trem, procurando a morte. Milagrosamente, uma delas sobrevive. Seu nome é Saya Kota. Sua amarga história é contada, e a admiração doentia por uma tal Mitsuko a levou a essas medidas extremas. Kyoko é uma amiga de Saya, que quer apenas ajuda-la, mas acaba se metendo mais do que devia na história quando Saya começa a formar outro grupo para um suicídio coletivo.

Este mangá é baseado em um filme homônimo. Pesquisei um pouco e descobri que, no Brasil, ele é chamado “O Pacto”. Mas pelo que li sobre, o diretor do filme pediu para que Furuya Usamaru (Autor do mangá) fizesse uma obra diferente partindo da mesma história. Ou seja, aparentemente o filme e o mangá são diferentes.

Não contarei mais sobre a história, já que é um mangá curto qualquer coisa pode ser considerada spoiler. Em seis capítulos o desenvolvimento é ótimo, a cada capítulo somos apresentados a mais e mais detalhes.

As protagonistas, Saya e Kyoko, são cativantes. À medida que a história se aproxima do final, passamos a gostar ainda mais delas. Destaque para a primeira, que parece representar perfeitamente as outras garotas, que não são mostradas em detalhes. Digo isso pela esperança que a garota deposita na figura de Mitsuko, que será abordada ao longo do mangá.

A arte não é um show a parte, mas combina perfeitamente com a história. Sinto falta de algumas cenas mais “chocantes”, com páginas duplas e coisas do tipo. Como por exemplo, a belíssima página na qual Saya está no meio das cinquenta e três mortas na estação de trem. Lembrando que aqui temos algumas cenas razoavelmente fortes. Um aviso aos leitores mais sensíveis.

Jisatsu Circle é um mangá excelente. Personagens bem construídas, um bom desenvolvimento, uma arte que representa bem a história e uma obra impressionante. Todos que gostam de mangás mais sérios deveriam ler.

Anúncios

Sobre Daisuke~

Amante de cinema (e de arte e entretenimento de forma geral), adora escrever sobre filmes, livros, mangás, etc.

Publicado em fevereiro 8, 2012, em Recomendação da Semana e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: