Recomendação da Semana: Personant

“Está sem ideias? Leia um one-shot e o recomende, correndo.” – Lucas Paulino

Personant 0 at MangaFox.com

Personant é um one-shot de 58 páginas feito por Komi Naoshi, que publicou Double Arts e agora publica Nisekoi na Shonen Jump (Eu não preciso falar que revista é essa, certo? Prossigamos). Foi publicado em uma revista mensal da linha Jump, a Jump SQ (Que tem Claymore e Ao no Exorcist), em 2008.

A história se passa em um futuro distante, no ano de 3333, em que todos usam as “Personants”, que são como máscaras de alta tecnologia, criadas pra evitar discriminação e desigualdade (A ideia é de que todos seriam IGUAIS usando aquelas mascaras, o rosto de todos não seria visto). Já se passaram 100 anos desde que as máscaras foram implementadas, e a sociedade se adaptou a isso… Mas ainda assim, um homem não usa essas Personants, e é o criminoso mais procurado do planeta.

É uma premissa bem interessante, e que abre alguns questionamentos. “Vale a pena abdicar da invididualidade em nome da paz ?” “Um mundo assim seria bom de se viver?” Não são muito explorados, até pelo curto espaço, mas são ideias interessantes. O mangá poderia ser ótimo se durasse  um pouco mais de tempo, como um volume ou dois.

O desenvolvimento da one-shot não é muito surpreendente. Como é comum, a falta de espaço acaba fazendo algumas coisas (motivações, passado dos personagens, etc) serem explicadas por diálogos mais expositivos. Não é ruim, é bem feito dentro das possibilidades.

Gosto muito do traço do Naoshi. É bem agradável e bem desenhado, enquanto com um espírito bem shounen. A narrativa dele também é agradável, e transforma a história em algo bem divertido de ler. A conclusão é bem feita, apesar de não ser nada muito surpreendente… são cenas legais.

É uma história com uma premissa interessante, que merecia ter sido melhor desenvolvida em mais capítulos. Ainda assim, é uma leitura muito divertida. Se você gosta das obras e dos personagens do Naoshi, deve gostar.

Publicado em março 7, 2012, em Recomendação da Semana e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Li esse mangá a muito tempo, e sinceramente, nem me lembrava dele… vou pegar para reler. Também gosto do traço de Naoshi, e se não me engano até achei esse one-shot legalzinho, o plot é interessante, acho (Nisekoi, do pouco que vi, não gostei).

    • É divertido, bastante. Um daqueles vários do Naoshi que você pensa “Porque escolheram Nisekoi ao invés disso pra virar série??”. Também não vi Nisekoi, mas parece que não é grande coisa, todos falam mal..

      E você é da Fuji Scans? Legal, é um scan que respeito muito e gosto dos trabalhos!

      • Sou da Fuji sim, valeu ai! Por curiosidade, faço o mangá Dorohedoro lá, e já ajudei em outros também.

        Sobre Nisekoi, apesar de ouvir bastante gente falar mal, ouço muita gente falando bem também, além de ter ótimas colocações nas ToC’s. Vai saber né, não me interessei pelo mangá, mas tem gosto pra tudo.

        E eu queria elogiar o trabalho de vocês! Sério, conheci o site por estes dias e já li praticamente todos os textos. Os sobre mangás, principalmente, curti bastante. Continuem com o ótimo trabalho de vocês, que eu com certeza vou continuar visitando o blog 😀 !

      • Ah, sim! Ultimamente não tenho lido muitas coisas de lá (me acostumei a ler mangás em inglês, sabe), mas é sempre bom ver uma scan trazendo projetos que não são mais do mesmo… Dorohedoro é um exemplo, tenho vontade de ler. Da Fuji eu já li OMK e Emanon, fora alguns capítulos de Kenji… trabalhou em algum desses?

        O problema principal de Nisekoi é… o Naoshi tem tantas ideias bastante promissoras nas obras mais fantasiosas, que uma comédia romantica simples parece boba demais… Mas vai que seja legal. Eu ainda lerei algum dia.

        E putz, valeu mesmo! É muito bom ler isso, ainda mais porque a gente ainda está no começo! Vamos tentar fazer isso daqui ficar cada vez melhor.

        (Aliás, seu comentário sobre OMK será respondido em breve, é que quem o escreveu não entrou ainda)

  2. Nesses não trabalhei, mas ajudei em Eden, por exemplo, que é um ótimo mangá. Um dos melhores que conheço, pra falar a verdade. E Emanon, se você gostou, saiu uma continuação lá, Sasurai Emanon, que você deve gostar.

    Bom, li poucos capítulos de Nisekoi e, como já disse, não me interessei e não pretendo voltar a ler tão cedo. Tem muita coisa, aparentemente boa, pra ler antes disto, hehe.

    Você tem msn? Twitter, Facebook, essas coisas eu não tenho, mas queria conversar com vocês, que não fosse por comentários (apesar de gostar de comentar em postagens). Se tiver msn, me avisa, que eu adiciono você 😀 !

    • Eden eu quero MUITO ler. Vou esperar acabarem e baixo por vocês… Emanon eu já vi, vou baixar logo logo!
      Pois é, pode até não ser ruim, mas porque perder nosso tempo? XD

      Olha, meu msn tá meio inutilizado, mas se você tiver skype, o meu é monkeydluki (eu passaria o do Daisuke, mas espere ele ver XD). E o msn é monkeydluki@hotmail.com … se quiser esperar o milagre que é eu entrar.

      Mas o twitter é um lugar legal, entre lá! :/

      • Ah, te adicionei… se dermos sorte nos encontramos lá então, hehe. Eu devia fazer um skype… mas tenho preguiça. E também estou a tempos enrolando para fazer um twitter.

        De qualquer jeito, valeu ai!

      • Eu enrolei bastante também, mas depois, acaba sendo bem util. Cê acaba interagindo bem mais com outras pessoas desse mundinho de mangás e tal… Não foi nada ^^

  1. Pingback: Recomendação da semana: Apple «

Deixe um comentário

