Recomendação da Semana: Vitamin, de Suenobu Keiko

Vamos lá, direto ao ponto. Eu não queria gastar esse mangá, mas talvez eu faça uma review mais detalhada depois…

Vitamin é um dos meus mangás shoujos favoritos (Eu devo ter lido menos de cinco, mas quem perguntou?), e é uma prova de que mangás shoujos podem ser mais que um romancezinho água com açúcar com garotas bobinhas. Podem se fazer obras bem densas e sérias.

O mangá conta a história de uma aluna, Sawako, que graças a uma série de acontecimentos, começa a sofrer bullying pela suas colegas de sala, e como ela lida com isso, como ela supera isso.

A obra pode até ser um pouco chocante, as cenas das alunas maltratando a Sawako não são leves ou simples, não é algo agradável de se ler. Consegue te deixar indignado com a situação da protagonista, impressionado com o que ela está passando.

O traço não é dos melhores (na verdade, até me incomoda em algumas passagens), mas ele cumpre seu papel de expor o que acontece no mangá, ou fazer cenas muito bem montadas (gosto muito de uma do final do mangá, por exemplo).

O desenrolar da história é bem plausível, não existe muito drama forçado ou uma facilidade pra passar por cima dessa situação, é tudo bem feito. E o final, apesar de simples, é muito bom. A protagonista é uma grande personagem

Talvez a história seja até um pouco exagerada no nível dos maltratos, mas está longe de ser fora da realidade. Esse “exagero” dá mais impacto ao mangá e sua apresentação desse problema.

É um shoujo diferente do que estamos acostumados. Talvez o tema pudesse ser melhor trabalhado, se a história fosse maior, mas se quer ver algo mais profundo nos mangás para garotas, tente esse. Uma história bem direta e muito boa.

Foi um post mais curto, mas espero que tenha cumprido sua função. LEIAM.

Publicado em março 21, 2012, em Recomendação da Semana e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Opa, você não é o primeiro que me indica esse mangá, hein. Deve ser realmente interessante.

    E, já que não tenho preconceito com shoujos como algumas pessoas por aí, ainda vou pegar para ler. Pena que agora não estou com tempo e nem mesmo com muita vontade (tem muita coisa na minha lista de “o que ler”), então fica para uma próxima.

    Texto curtinho, mas bem explicativo, passou bem a ideia do mangá! Valeu!

  2. Hehe, vou ler sim. Mas sério, nunca tive preconceito com shoujos, diferente de mangás de esporte.

    Mas nesse caso tenho um motivo, quando criança só via aqueles desenhos em que as bolas pegavam fogo e os personagens saltavam 10 metros, e aquilo me encomodava muito.

    Ainda bem que veio Slam Dunk para acabar com esse preconceito (com os mangás de esporte). Aliás, Slam Dunk é um dos melhores mangás que já li, do mangaká que mais admiro (taí uma recomendação para vocês lerem, ou recomendarem).

    Hoje, não escolho mangá por gênero. Temos que amadurecer, não é mesmo?

    • Eu já ia escrever uma redação pra tirar esse preconceito até que li o resto do comentário… XD

      É que nas recomendações, eu prefiro falar de mangás menos conhecidos, e tal… Mas talvez quando eu terminar Slam Dunk (tô comprando) eu faça uma review.

      Haha, hoje eu acho uma coisa muito besta preconceito por gênero

  3. Ah, eu também acho! São poucos os mangás que conseguem realmente acabar com o preconceito de alguém, e Slam Dunk é um destes.
    Aliás, eu tenho todos os volumes lançados pela Conrad do mangá e terminei de reler ontem (já reli muitas vezes, hehe). É simplesmente épico.

    Agora queria comentar uma coisa… acho que até agora vocês não fizeram nenhuma postagem sobre o mercado brasileiro de mangás, sobre mangás que foram lançados aqui, editoras, e tal. Seria bem legal.

    Só não sei se vocês compram bastante mangás por aqui (como eu), ou acompanham os lançamentos nacionais, para comentar sobre o nosso mercado.

    Acho até que eu poderia ajudar vocês nesta parte, porque realmente compro bastante coisa das editoras brasileiras e estou “por dentro” dos lançamentos. Vocês não devem saber mas já até tentei a sorte em um blog de reviews como o de vocês, mas acabei largando por causa de aula/scan. Não tenho muuuita experiencia em escrever, mas não devo fazer feio, hehe.

    Ah, vocês que sabem. Valeu pela atenção!

    • Olha, é uma ideia que eu já tive, eu até pretendo fazer um post sobre os mangás que eu compro atualmente por aqui… Mas eles realmente não são muitos. =p (Acho que atualmente, compro uns 5 ou 6), mas acompanhar os lançamentos eu acompanho. É uma ideia interessante, e a gente vai ver. Qualquer coisa, eu peço pra você ajudar nisso XD

Deixe um comentário

