Série Temática do Mangathering #4 – Mangás de Horror – [2/4 – Danilo – Goth]

E hoje começamos de vez mais uma Série Temática, Mangatheiros de todo o mundo. E começamos com o pé direito. Aliás, não só começamos, a recomendação de hoje é quase que perneta, não há pés esquerdos nessa que eu vejo como a obra mais impecável que eu li/vi desde que entrei nesse mundo de altas otakices. Logicamente tem suas falhas, se não tivesse, eu não estaria aqui escrevendo esse texto, já teria pegado um avião em direção ao Japão pra pedir mais capítulos (infelizmente são só 5). Mas analisando o geral, é incrível, a começar pelos traços. Acho que eu realmente não sabia o que era um bom traço antes de ler esse mangá. É de uma clareza extrema, cenas que muito provavelmente sairiam meio confusas se feitas por um Zé Mangá qualquer, em GOTH (que é uma adaptação de um livro feito por Otsuichi), graças ao grande Kenji Ooiwa, tornam-se de fácil compreensão . Como se não bastasse toda essa qualidade de traço, a trama é muito bem estruturada. Aproveitando o gancho, permitam-me explicar do que se trata o mangá.

Acho mais fácil falar sobre os dois personagens principais separadamente primeiro, a relação direta entre eles só vem no fim do primeiro capitulo, é melhor vocês lerem do que eu contar e estragar o primeiro capitulo, que é muito bom por sinal.

Kamiyama é um adolescente aparentemente normal. Conversa sobre programas de TV e sorri como outro qualquer. Aparentemente, eu disse. É apenas um disfarce de sua mente macabra. A verdade sobre Kamiyama (vocês só irão descobrir seu nome no final na história, mas já vou adiantando esse “spoiler”) é obscura. Ele é obcecado por assassinatos, cenas de crimes e todo tipo de coisas mórbidas. Ele não quer salvar ninguém, só quer desvendar o caso para compreender o assassinato, algo como um fascínio pela energia do ambiente do crime e todo o processo utilizado.

Yoru Morino é uma garota completamente introspectiva da sala de Kamiyama. A estranha da sala. Também tem todo esse interesse por assassinatos, mas se revela menos fria e forte do que a imagem passada no primeiro capítulo. Vai se meter em confusões durante todos os capítulos do mangá e revelará uma história deveras impressionante.

Os dois só começam a “trabalhar” juntos no final do primeiro capítulo, apesar de Kamiyama a observar o capítulo inteiro. Depois desse encontro, eles começam a trabalhar em outros casos e a se aproximar mais e mais. Outra característica interessante da história é que, apesar deles se aproximarem, Kamiyama não parece em momento algum estar realmente apaixonado ou sentir nenhum grande afeto por Morino. Ele simplesmente quer mais casos. É uma relação confusa, intrigante, mas também bastante interessante.

As únicas falhas do mangá são o fato do nome do personagem principal só ser revelado no ultimo capitulo, pelo menos pra mim foi uma falha, porque já estava pensando em como ia me referir a ele aqui no texto. A outra e com certeza mais gritante está no último capítulo, mas essa vocês que ainda não leram GOTH vão ler pra descobrir. (Não que o final seja ruim, não é tão óbvio, é algo relacionado a um dos pontos que eu mais elogiei mas dá um deslizada desastrosa no último capitulo)

Atmosfera macabramente envolvente do inicio ao fim, GOTH reúne todos os requisitos para não fazer feio a nenhuma grande obra investigativa ou até mesmo de terror. Infelizmente, por ser tão pequeno, só posso dizer que rende uma boa hora de entretenimento. Se quer um enredo de primeira, traço de qualidade e não quer ou não tem muito tempo a perder, GOTH é uma das melhores recomendações possíveis.

Anúncios

Publicado em maio 11, 2012, em Série Temática e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Li esse mangá a algum tempo (fiz até review, mas perdi o backup do antigo blog e não deu pra refazer =P), é um ótimo mangá mesmo, e a arte (ou a história, não lembro) é do mesmo carinha de Bem-vindo a NHK!, que é ótimo também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: