Série Temática do Mangathering #5 – Mangás Cancelados [2/4 – Luki – Hand’s]

“It’s like basketball plus soccer divided by two. Kinda.”

Melhor explicação do que é handebol que eu já vi.

 

E assim começamos a série temática do Mangathering. Nesse mês, como já dito, falaremos de mangás cancelados, e como de costume, eu peguei um dos mais randoms possíveis.

Hand’s é um mangá de Itakura Yuuichi, cujo maior feito foi ser assistente de Takehiko Inoue no mangá “Real”. Foi publicado na nossa querida Shonen Jump durante o ano de 2007, mas teve um final bastante prematuro, sendo encerrado com meros 10 capítulos. Vamos ver se eles valem a leitura?

A premissa do mangá é até interessante. Nosso protagonista, Daigo, tem o sonho de ser um herói, motivado por uma lembrança de ser salvo por alguém quando era pequeno. Seu pai era o ex-ás do time japonês de handebol, mas após ter parado de jogar, começou a gastar todo seu dinheiro apostando, o que fez a relação pai-filho dos dois ser bastante conturbada. Um dia, após perder mais dinheiro apostando, ele passa a ser perseguido pela yakuza (Aquela máfia japonesa). Assim, seu pai o manda para a casa de um amigo seu, treinador de um time escolar de handball, que vê nele uma grande aposta.

Eu comecei a ler o mangá quando ele tinha apenas 5 dos 10 capítulos traduzidos (Por intervenção divina, uns 5 dias depois traduziram o resto). E realmente, só comecei pela curiosidade de ler um mangá de handebol e de como o esporte seria tratado. Bom, nessa parte eu não tive toda minha vontade satisfeita, pois o mangá, além de começar sem se focar no esporte, mas na situação de Daigo, fugindo da máfia, que pega boa parte do mangá, não é nada realista nas partes em que realmente ocorre o esporte (Mas é divertido). Não que tenha super técnicas e etc-etera, mas fica claro que o foco do mangá é mais fantasioso. Ainda quero ver como vai ser um tratamento realista pra esse tema.

Bom, apesar do mangá ser exagerado em tudo, na maior parte do tempo (note o “maior parte”) isso não incomoda. O ritmo do mangá é bem divertido, e os dramas do mangá são bem feitos. É bem shounen, mesmo, e dá pra ver que tinha como alvo um público um pouco mais novo, tanto pelo traço quanto pelo clima.

Traço que aliás, não é incrível, sendo até simples, mas faz a história fluir bem, sendo fácil de ler, e conseguindo colocar páginas duplas ou inteiras que ficam boas.

O enredo mostra potencial, tendo várias ideias interessantes (o começo do mangá mesmo, acho algo um pouco diferente e interessante), um protagonista que apesar de ser irritante às vezes, tem personalidade e razões de ser assim, além de ser uma criança. Toda sua motivação de “ser um herói”, apesar de parecer meio boba, é algo legal. E quanto mais perto do final do mangá, vemos outras situações apresentadas que podiam vir a resultar em algo muito legal. No final mesmo, temos algumas revelações que foram jogadas que provavelmente seriam guardadas pra serem usadas mais a frente, que são boas, e podiam ter resultado em algo muito bom se houvesse tempo.

Claro que o mangá não é perfeito. Além de correr no final (não é culpa do autor, claro), as vezes o exagero chega a incomodar. Dando um exemplo bem pontual, em um momento o técnico ajuda Daigo numa situação arriscada com a justificativa “Eu nunca vou abandonar uma criança que falou que ia querer jogar handball um dia”.  …. Sério? Não tá uma paixão um pouco exagerada pelo esporte não?

Enfim, também não houve muito tempo para o mangá ter tempo para criar muitos defeitos e qualidades. O autor ainda precisava consertar algumas coisas, mas era um mangá que podia vir a se tornar muito divertido.

Se você tiver curiosidade pra ver como é um mangá de handebol na Jump, dê uma lida. É rápido e leve, um mangá bem divertidinho.

 

Anúncios

Publicado em junho 12, 2012, em reviews, Série Temática e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: