Recomendação da semana: Bungaku Shoujo to Shi ni Tagari no Douke

Gostaria de pedir a Raul Seixas a permissão para utilizar sua célebre expressão “metamorfose ambulante” em função deste texto. É isso que Bungaku Shoujo to Shi ni Tagari no Douke é; uma metamorfose ambulante.

Este mangá, serializado na Gangan Joker, é baseado na light novel Bungaku Shoujo, que chegou inclusive a ganhar uma versão animada em filme, e tem vinte e três capítulos (Três volumes). Pelo que eu pesquisei, existem inclusive outros animes e mangás baseados na novel, contando outras histórias da obra original, creio eu.

Inoue Konoha é um estudante como qualquer outro, porém, ele já escreveu um livro de grande sucesso sob um pseudônimo, e devido a um trauma abandonou sua carreira como escritor. Amano Touko estuda no mesmo colégio que Konoha (embora sejam de turmas diferentes) e é flagrada por ele comendo um livro. É, isso mesmo, comendo um livro. Aparentemente, ela adora comê-los e sentir o gosto de cada história, e força Konoha a juntar-se ao clube de literatura do colégio. Mesmo sem saber do passado do garoto, Touko faz com que ele, dia após dia, escreva histórias para que ela se alimente.

Porém, a história deste mangá não é exatamente assim. Digo, esta é a premissa inicial, que apresenta os dois protagonistas, mas Bungaku Shoujo to Shi ni Tagari no Douke ruma outras direções e surpreende completamente o leitor. Confesso que quando fui ler este mangá, esperava um slice of life, cheio de comédia e de uma atmosfera divertida e animada, e não um mangá cheio de drama e suspense. Pois é, as aparências enganam.

A verdade é que não posso falar o porquê desta ser uma obra de drama, porque começaria a dar spoilers, mas já nos primeiros capítulos a história começa a se desenvolver de maneira imprevisível.

Talvez um dos grandes destaques de Bungaku Shoujo to Shi ni Tagari no Douke sejam suas personagens e a carga emocional posta em suas páginas, porém, tudo isso também pode tender ao exagero em certos momentos. Nem me refiro apenas a algumas coincidências que ocorrem em seu desenvolvimento, que sob a ótica de alguns podem ser forçadas, mas também às emoções e reações de Konoha ao longo do mangá, que parecem um pouco exageradas em alguns momentos. O rapaz passa por um processo que vai além de questionamentos quanto ao próprio caráter típicos de alguém cuja personalidade vem sendo formada, algo que apenas este mangá consegue explorar de maneira tão interessante.

Touko é um show a parte, uma garota cujo carisma parece não ter limites, é uma personagem apaixonante e talvez um dos principais fatores a prender o leitor na obra, além dos mistérios apresentados ao longo dos capítulos. As outras personagens que vão surgindo com o passar da história também são interessantíssimas, mas não posso falar em muitos detalhes.

Uma série que cria uma atmosfera realmente dramática em seus momentos mais tensos, apresentando tudo isso de maneira muito interessante. A saga dos palhaços mascarados presentes na sociedade no dia-a-dia nunca foi tão envolvente. Esse mangá pode ser uma bomba emocional aos manteigas derretidas.

A arte é bonita, simples e característica. As páginas coloridas do mangá são de uma beleza inigualável, verdadeiras obras de arte que parecem transbordar uma inocência, misturada a vários sentimentos, característica desta obra.

Outra coisa interessante são as referências a obras literárias e autores, sendo uma delas, inclusive, a principal base para que a história se sustente: Ningen Shikkaku, de Dazai Osamu. Muito do desenvolvimento da trama está diretamente ligado a esta obra, que aparentemente já recebeu referências em vários outros animes e mangás.

Em pouquíssimos outros casos os dramas pessoas das personagens, o suicídio e uma atmosfera tão tensa foram utilizados de maneira tão impressionante. Bungaku Shoujo to Shi ni Tagari no Douke é um mangá excelente e supreendente, cheio de reviravoltas e mistérios. Merece ser lido.

Anúncios

Sobre Daisuke~

Amante de cinema (e de arte e entretenimento de forma geral), adora escrever sobre filmes, livros, mangás, etc.

Publicado em agosto 10, 2012, em Recomendação da Semana e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: