Recomendação da semana: Prison School

Primeiramente, quero me desculpar por não ter postado este texto ontem; passei boa parte do dia sem internet.

Não sou muito apegado ao ecchi, pois acho que muitas vezes algumas obras acabam não sabendo utilizá-lo de maneira certa, e perdendo-se em meio às próprias histórias. Porém, o mangá que eu recomendarei hoje é ligeiramente diferente. Ele é Prison School, de Hiramoto Akira, em publicação na Young Magazine.

Em determinado ano, a rigorosa academia Hachimitsu promove uma grande mudança e passa a aceitar que estudantes do sexo masculino compartilhem do saber por ela oferecido. Porém, como antes apenas eram permitidas garotas, existe uma grande quantidade delas, que contrasta com o ridiculamente pequeno grupo de garotos, formado por apenas cinco pessoas.

Os garotos logo percebem que a convivência no colégio será um pouco difícil, e que eles não terão muitas chances de se enturmarem, a não ser entre eles mesmos. Para piorar, um deles organiza um plano para espiar o vestiário feminino, e os cinco são pegos e devem sofrer rígidas punições. O quinteto é posto numa espécie de prisão dentro da própria escola, e devem viver ao estilo detento por pelo menos um mês, tendo inclusive que realizar trabalhos a serviço das belas mulheres que compõem o conselho estudantil secreto.

Um deles, Fujino Kiyoshi, havia conseguido marcar um encontro com uma garota de sua turma, mas e agora, o que ele fará para poder encontrá-la? E como será a vida do grupo de detentos? Todas as perguntas a respeito desse mangá que rodeiam a sua mente só podem ser respondidas de uma maneira: lendo-o.

Com uma diferença apoteótica entre o número de garotas e o de garotos na academia, é um tanto previsível que Prison School é recheado de cenas ecchi e coisa do tipo. E nem sempre elas são tão necessárias, mas eu, sinceramente, não me incomodei com isso porque o mangá é extremamente divertido e cativante.

Prison School é recheado de ótimas sacadas e um humor bem interessante, exagerando nas doses de drama propositadamente em algumas cenas para torná-las engraçadas. E é interessante como o mangá consegue unir tão bem os momentos de tensão à comédia que o caracteriza, cumprindo o seu dever de divertir o leitor.

As personagens tem um bom desenvolvimento, embora o destaque desse mangá sejam as situações tensas nas quais elas se envolvem, gerando, inclusive, cenas de humor, como já fora dito. É interessante ver que uma obra ainda possa se reinventar e evoluir a partir de conceitos que foram usados inúmeras vezes na ficção.

A arte é excepcional! É um belíssimo trabalho detentor de um detalhismo impressionante, sem que a obra perca a herança artística oriental que os mangás costumam ter. O autor apresenta um capricho impressionante ao longo das páginas.

Prison School é um mangá muito divertido, e para muitos o exagero típico de ecchis nem é tão notável, já que a história prende o leitor de maneira competente. Eu recomendo, independente de simpatizar com histórias do tipo ou não.

Sobre Daisuke~

Amante de cinema (e de arte e entretenimento de forma geral), adora escrever sobre filmes, livros, mangás, etc.

Publicado em agosto 24, 2012, em Recomendação da Semana e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Eu não sou o maior fã de ecchi, mas também não tenho nenhum preconceito contra esse “tipo” de obra. Já li bastante mangá com características ecchi que realmente são bons, cativantes, como o caso de Prison School que você citou. Acho que o fato de ser bom ou ruim independe de gênero, mas sim da maneira como o autor desenvolve isso.

    Prison School é um exemplo de mangá cheio de “clichês ecchis”, que não deixa ser bom, divertido. Só acho que a obra não tem nada de “diferente” (nem ligeiramente) nesta questão do ecchi, para mim não deixa de ser um amontoado de clichês, como eu disse, mas bem executado (o que não é único dessa obra).

    Acho que me enrolei muito dessa vez, mas o que eu quero dizer é que não acho Prison School “diferente”, e sim divertidinho e só. Bom texto, valeu :D!

Deixe um comentário

