Review: Dorohedoro

Olá, queridos leitores! Aqui é o Schin (sim, estou vivo) e hoje vou falar sobre um mangá, ainda em andamento, escrito por Q Hayashida: Dorohedoro.

Dorohedoro - ch 1 Page 1 | Batoto!

Tudo começou no Skype. Um dia normal: conversas rolando, piadas saindo, nosso Daisuke falando do mangá que começou a ler.. quando vejo a seguinte mensagem: “Esse mangá tem a cara do Schin, não sei porquê. AEHUAEH XD”. Não tinha o que fazer na hora, então por que não?
Heh, mal sabia o que estava me esperando.

É essencial entender o universo de Dorohedoro, que é mais interessante do que parece à primeira vista. Existem dois mundos: o dos usuários de mágica, e o das pessoas “normais”, o Buraco, onde vários “magos” (chamarei assim, pra “usuários de mágica” não ficar repetitivo) testam suas magias em cobaias. Mas ser um mago não é questão de aprender ou não – isso é algo que está no sangue da pessoa. É praticamente outra raça, onde cada mago possui seu próprio poder.

É justo no Buraco que conhecemos nosso protagonista: Kaiman, um homem com cabeça de lagarto e um sério problema de amnésia. Em sua busca por sua identidade – e seu rosto – ele conta apenas com a ajuda de sua melhor amiga, Nikaido, e com sua única pista: um ser misterioso que aparece dentro de sua boca sempre que ele morde a cabeça de um mago.

Uma rápida pausa, pra esclarecer logo uma coisa importante: Dorohedoro é completamente insano. Isso fica claro desde a primeira cena, e é justo isso que faz o mangá ser maravilhoso. A cada momento aparece algo inesperado – seja um personagem, um poder, um acontecimento, ou simplesmente um restaurante com privadas conectadas ao inferno. (Yep. Sério.)

A história de Dorohedoro é tão boa por um simples motivo: ela é única. Totalmente imprevisível. A premissa pode até parecer meio clichê – um mundo de magia e um normal, e o próprio protagonista sem lembranças de seu passado – mas é só ler alguns capítulos pra essa idéia desmanchar. A história do Kaiman é tudo, menos uma cópia, pode ter certeza.

Parte disso se deve ao elenco de personagens, que é tão grande como é único. Cada personagem possui sua própria personalidade, e é memorável em sua própria maneira.. Acho que quase não existem personagens inúteis no mangá. E realmente chega um ponto em que é como se eles fossem velhos conhecidos – mais de uma vez, ao ver um conflito entre dois grupos já apresentados, eu me via torcendo por um certo personagem, e de repente me tocava que não queria ver o outro perdendo. Eu queria que saísse todo mundo bem dali, pra continuarem suas histórias, atingirem seus objetivos. Acho que isso já fala bastante sobre a força desse elenco.

Dorohedoro - ch 14 Page 17 | Batoto!

Mas não vive só de história esse mangá.. Dorohedoro nem tenta segurar a violência. Chega até a ser cômico ver um chute atingindo a cabeça de um homem com tanta força que seu olho sai voando (seguido pelo desespero deste ao ver seu olho sendo pisado). E falando em cômico, outra coisa que o mangá não segura são suas piadas, que surgem em todos os momentos (e eu quero dizer todos) – várias levando a risadas, e várias levando a facepalms, mas nenhuma forçada. Tá, quase nenhuma.

Se tem um problema, é o visual meio poluído usado pela autora, especialmente no início, mas realmente não demora até se acostumar com ele. Parafraseando a mim mesmo na minha outra review: é uma crítica pequena, e não deve atrapalhar na decisão de ler o mangá.

Enfim: pra quem procura uma história original e divertida, Dorohedoro deve ser lido. Pra quem procura personagens cativantes, Dorohedoro deve ser lido. Pra quem procura simplesmente um bom mangá.. Dorohedoro deve ser lido. Ainda resta alguma dúvida? Então.. bem, não preciso repetir.

E é isso, obrigado por lerem e espero que procurem a obra. Até mais.

Anúncios

Publicado em outubro 2, 2012, em reviews e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: