Recomendação da semana: Over Bleed

Primeiramente, peço desculpas pela falta de recomendações semanais ultimamente; nós estamos em trimestre –porque chamar de “semana de provas” é bondade demais quando a mesma se estende por quase um mês- de provas. Mas a seção volta com chave-de-ouro, com o redator favorito docês, eu, euzinho, eu mesmo…!

overbleed

E, para isso, nada melhor do que trazer um bom mangá, né? Cá estou eu com Over Bleed (ou Gekiryuuchi), publicado na Young Gangan (Ubel Blatt, Arakawa Under the Bridge, Ibitsu (<3)) e de autoria duma dupla de coreanos (argh) muito sapeca.

Kei é um garoto que sofre bullying diariamente, e que já tentou suicídio com seu colega Akira, mas falhou enquanto viu seu amigo partir. A vida dele é uma desgraça, até que ele encontra um site chamado Over Bleed, no qual são hospedados diversos vídeos de lutas de rua (ilegais). Em um desses vídeos, Kei vê um lutador muito parecido com Akira, chamado Bunen, e descobre que o dito cujo é o rei da cocada preta no mundo das lutas de rua; o mais forte de todos. Por causa disso, o garoto começa a treinar e se envolver nessas lutas para, quem sabe, encontrar Akira.

overbleed3

A história parece um misto entre o clichê do protagonista que sofre bullying com uma ideia interessante de encaixar um site de lutas ilegais, mas é bem interessante. Over Bleed mostra o crescimento-muitas vezes milagroso- de Kei que, com ajuda de seu amigo Kouta, fica cada vez mais forte e se envolve cada vez mais nesse perigoso mundo. A verdade é que em 25 capítulos (3 volumes) o autor pareceu ter bastante dificuldade em mostrar como as habilidades de Kei melhoravam (bem diferente do memorável Hikaru no Go, que teve vinte volumes a mais para isso), visto que, mesmo que tenham sido mostradas diversas cenas de treinamento e tudo mais, alguns feitos do rapaz nos parecem simplesmente irreais. Como um estudante magricela que começou a lutar há pouco poderia vencer um lutador “profissional” assim, do nada? Mesmo assim, este não é um fator que atrapalha a degustação (?) da obra, que é bem divertida, contando com diversas cenas de ação empolgantes.

overbleed4

Aliás, quanto às lutas: elas são, no geral, bem feitas, apesar de, em alguns momentos, haver uma dificuldade em sua compreensão, devido ao traço detalhista até demais do autor. Coreanos e chineses costumam ter traços bonitos, mas um pouco exagerados demais, e esse é o caso de Over Bleed, que mesmo com esse problema, tem páginas lindíssimas (e capas de volumes mais ainda). As personagens não são nenhuma inovação para mangás de luta: o protagonista fraco, porém, determinado, que vai melhorando, o amigo aleatório do protagonista, etc. Aliás, Over Bleed é um seinen com bastante cara de shounen em alguns momentos.

Até aqui, nenhum dos problemas apresentados pela obra atrapalha tanto a diversão da leitura… eu disse até aqui. Estava pesquisando informações (publicação, ano, etc) sobre a obra para este post, e acabei descobrindo que a mesma foi cancelada, o que explica –não completamente- o final TENEBROSO do mangá. Os quatro últimos capítulos só valem a pena por uma luta bacana, porque de resto, parece que os autores ficaram revoltadíssimos com o cancelamento e decidiram AVACALHAR TUDO O QUE TINHAM FEITO. Não posso explorar tanto o final para não dar spoilers, mas eu realmente me senti ofendido quando li. Se uma pessoa acha que aquele é um final adequado para uma obra dessas, ela deveria estar presa por representar perigo à sociedade, ou internada numa clínica psiquiátrica, porque… meu Satã do inferno, o que foi aquilo. O cancelamento talvez explique um pouco do tal desenvolvimento milagroso do protagonista, também, MAS NADA VAI EXPLICAR COMPLETAMENTE AQUELE LIXO DE FINAL.

overbleed2

Talvez eu tenha criticado um pouco demais o mangá para uma obra que eu estou recomendando, e peço desculpas, mas o final realmente me perturbou. Apesar de o autor ter confundido os manuscritos dos últimos capítulos do mangá com papel higiênico, Over Bleed é um mangá de luta bem divertido e intrigante, ao qual você deve dar uma chance. Mas cuidado com o final, por favor. O final…

Anúncios

Sobre Daisuke~

Amante de cinema (e de arte e entretenimento de forma geral), adora escrever sobre filmes, livros, mangás, etc.

Publicado em dezembro 6, 2012, em Recomendação da Semana e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. faz uma recomendação de New voices in the dark no proximo recomendação da semana?

    é do junji ito uma continuação daquele oneshot da mansão mal-assombrada e tem em portugues.

    Conheci junji ito por aqui e gosto das recomendações de junji ito desse blog

    • HAHAHA, obrigado, e Junji Ito é demais.
      Bom, eu já li o New Voices in the Dark (li logo após o VitD), e talvez eu faça um post sobre… eu teho que ver se lembro de tudo e tal..
      Obrigado!

  2. O final caralho que coisa cagada, me fez reler o manga e perceber que tinha total potencial para um manga muito bom de luta, estratégia e crescimento pessoal. Só que cagaram tudo, o autor começou a esfregar coisas na nossa cara e pular trechos da história para encurtar logo, afs melhor seria cancelar sem ter dado esse final ridículo de uma “possível” continuação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: