Recomendação da semana: Fuan no Tane

fuan

Olá, queridos leitores, Schin aqui. Hoje irei recomendar um mangá de terror um pouco diferente – Fuan no Tane (Seeds of Anxiety), de Masaaki Nakayama.

Fuan no Tane é um conjunto de diversas histórias curtas, divididas em três volumes, e separadas em cada um por temas – desde “Escola” e “Habilidades” até temas bem mais vagos, como “Grotesco” e “Coisas Estranhas”. Quando digo que são histórias curtas, realmente quero dizer curtas – algumas possuem apenas 2 páginas, e poucas passam de 4. Admito que isso me pegou de surpresa quando comecei a ler, pois muitas das histórias terminam abruptamente, durando apenas o suficiente para que o elemento sobrenatural seja revelado. Mas, logo me acostumei com o formato, e percebi o quanto ele é essencial ao mangá. Mas logo falarei nisso.

stalker

As histórias não possuem relação; nenhuma narrativa em comum, nenhum personagem em comum (apesar de muitos se parecerem), apenas o tema geral: o sobrenatural nas situações do cotidiano. Nakayama pega coisas que consideramos normais, e nos força a ver que podem não ser tão normais assim. O momento em que você se deita para dormir, o vulto que você vê em um beco escuro, o barulho que te acorda no meio da noite – o quanto é real, e o quanto é paranóia?

O terror de Fuan no Tane é bem sutil, bem psicológico, e não vai agradar – nem assustar – a todos. Uma história, sozinha, pode não ter tanto impacto, mas quando uma categoria inteira é lida, e logo duas, e logo um volume – aí fica claro a força do mangá.

fuan2

Mas, como eu disse, não é para todos. Alguns com certeza irão ler Fuan no Tane e parar no meio. Mas se você é o tipo de pessoa que acredita no sobrenatural, que fica olhando para a janela à noite para ter certeza de que não tem nada, que cogita a existência de coisas que desconhecemos, e tem medo que aquela sombra na frente do seu prédio seja mais do que apenas uma sombra – então há uma grande chance de que você vá gostar dessa obra. Se acha que faz seu tipo, corra para ler, depois comente se gostou! E é isso, espero que alguém se interesse. Grande abraço!

Anúncios

Publicado em janeiro 31, 2013, em Recomendação da Semana e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Outra ótima recomendação!

    Acho que o terror psicológico é melhor que o visual. Esse segundo enjoa! Já no primeiro as reações sempre são diferentes! ^^

    Esse é mais um mangá que anotei em minha lista (sem fim).

    • Valeu N!

      Concordo plenamente.. acho que o terror psicológico, além de não enjoar, é mais impactante quando bem feito.. claro que o visual pode ser chocante também, mas o psicológico consegue ser extremamente perturbador..

  2. “então há uma grande chance que você vai gostar dessa obra´´ Esta mal escrito em termos de concordância essa parte, revise.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: