Recomendação da semana: Momonchi

1
Podem falar a verdade, vocês sentiram falta dessas minhas palavras infelizmente nem tão virtuosas em meio a nomes asiáticos estranhos, não? Pois é, post novo, e é sobre um mangá. Venham cá pro tio Daisuke!

Momonchi tem cinco capítulos, foi publicado na Gekkan! Spirits (lar do ótimo Hideout e de I Am a Hero), e é de autoria de Kei Toume (Acony, Zero). A trama é bem simples: é um slice of life básico, por assim dizer. Momo é uma estudante normal que não passou para a faculdade de artes e agora ingressou em um curso preparatório. Apesar de ser superprotegida pela sua família, ela agora está morando sozinha. O que não impede que sua irmã, Miku, passe em sua casa sempre que possível- ou seja: sempre. Ela também tem um irmão chamado Taro, e sua mãe. Seu pai, de certa forma, “largou” a família.

Já ficou claro: Momonchi é um mangá sobre a vida de Momo. Suas aulas, a descoberta do amor, sua relação familiar e tudo o que se puder imaginar para a vida de uma adolescente qualquer. Momo é tímida, parece não dominar completamente os assuntos mais adultos, e vive em uma ilusão na qual é independente. Sair da casa da mãe não necessariamente indica independência, e as visitas constantes de sua irmã, de certa forma, acentuam a situação. E, ah, claro, ela tem amigas. Daquelas amigas chatas que ficam tentando empurrar a garota para o primeiro marmanjo que aparece. Mas elas se preocupam com Momo, claro.

Porém, Momonchi parece sofrer do mesmo mal de boa parte das one-shots da Yumeka Sumomo: não tem tempo o suficiente para cativar o leitor e enfim fazê-lo sentir o verdadeiro drama das personagens. O primeiro capítulo seria descartável, não fossem as apresentações básicas de personagens. Logo nele a autora parece querer criar uma situação dramática- é visível que ela não quer fazer o leitor cair em lágrimas, mas apenas tocá-lo-, mas tudo é tão rápido que acaba nem funcionando. Talvez ela tenha percebido o quão desnecessário foi o capítulo e decidiu ignorá-lo nos outros quatro. Mas o resto da obra também tem esse problema: os problemas surgem, e logo são resolvidos ou chegam ao seu ápice, onde, depois, não haverá mais nada. As situações não são construídas no timing certo para fazer o leitor entendê-las por completo e, claro, sentir o mesmo que Momo. O problema não está na protagonista, mas sim no desenvolvimento das situações, na mecânica da trama. A Momo é, sim, uma personagem carismática, mas em certas ocasiões a autora parece não querer aproveitar essa característica. Ou pior: desmerecê-la. Até o final do mangá segue esse padrão. E, bom, além disso, o tempo parece passar rápido demais, o que apenas agrava essa característica. Chega até a dar aquela impressão de que nada aconteceu na obra, durante a história.

2
As personagens secundárias também são bastante interessantes. Matsumoto- um garoto que surge no decorrer da trama-, as amigas de Momo e claro, sua família, constituem um núcleo agradável. Em certas ocasiões a autora decide expor alguns dramas dos coadjuvantes de maneira rápida, o que funciona muitíssimo bem, obrigado. Não tira o foco de Momo em momento algum, mas também não deixa o leitor jogado no escuro quanto às outras personagens.

A arte de Kei Toume é simples, assim como o roteiro. Casa muito bem com a trama e é bastante agradável. O visual dado à Momo é uma fofura, e acentua ainda mais suas características. De resto, é competente. Não é uma arte extraordinária, mas é bonita e combina com o contexto geral.

Momonchi é um bom mangá. Sua veia dramática poderia ser melhor explorada, mas isso não impede que a obra deixe de ser recomendável. Não é um masterpiece dos slice of life, mas é interessante. Uma boa obra, alguns probleminhas, uma atmosfera agradável… é, podem ler.

Anúncios

Sobre Daisuke~

Amante de cinema (e de arte e entretenimento de forma geral), adora escrever sobre filmes, livros, mangás, etc.

Publicado em julho 4, 2013, em Recomendação da Semana e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: