#CorrenteDeReviews: [C] – The Money of Soul and Possibility Control

[C] – The Money of Soul and Possibility Control, ou simplesmente [C], é um anime de 2011, dirigido por Kenji Nakamura e exibido no famoso bloco noitaminA, que já exibiu obras bastante renomadas como Honey & Clover e Shiki.

Em uma sinopse bem resumida, o anime conta a história de Kimimaro Yoga, um jovem qualquer, estudante de Economia na faculdade. Porém, ele não tem uma condição financeira muito estável, e seu sonho não é algo incrível ou impressionante: Ele só quer ter um emprego fixo e seguro, para ter uma boa condição de vida.

Um dia, porém, um homem chamado Masasaki aparece em seus sonhos, e lhe apresenta um universo, chamado de Distrito Financeiro, onde as pessoas competem em lutas (“deals”) por dinheiro. Apesar de relutante, Kimimaro é levado para esse mundo, onde passa a participar desses deals, para evitar perder o seu futuro, colocado como garantia.

A premissa é até bem interessante, e o anime consegue apresentá-la até que bem. O universo do Distrito Financeiro é bem criativo visualmente, e de certa forma, “maneiro”. O enredo consegue apresentar seus elementos de forma, se não excelente, ao menos eficaz, conseguindo não ser forçado em diversos pontos, como por exemplo, para fazer o protagonista entrar naquele mundo.

O desenvolvimento desse enredo, porém, acaba sendo meio maçante e pouco criativo às vezes, em contraste as boas ideias, como a premissa, com o uso do dinheiro como tema e a ideia de “perder seu futuro”, que resulta em algumas das cenas mais interessantes do anime. Não chega a ser ruim, mas não é nada impressionante. Mas mesmo assim, o anime consegue se manter intrigante e nos deixar no mínimo um pouco interessados em continuar vendo. A parte final, apesar de poder ter sido melhor trabalhada do que foi, não é de todo ruim, tendo qualidades a serem retiradas.

O anime consegue até ser criativo nas cenas de ação que possui, porém elas são pouco empolgantes, com raros momentos realmente empolgantes nesse lado. Por outro lado, ele consegue criar cenas boas com diálogos entre os personagens, que sim, são feitos pra serem ‘cools’ e legais, mas funcionam; são divertidos.

O anime toca em diversos pontos em algumas questões filosóficas, como o valor do dinheiro, viver para o futuro ou para o presente, entre outras coisas. Elas não chegam a ser tão bem trabalhadas, e algumas pessoas que hyparam o anime por esse fator podem se decepcionar. Porém, não são ruins de todo, e algumas partes são bem interessantes.

Quanto as questões técnicas, o anime não tem uma animação realmente excepcional, mas só competente. A arte, porém, é bem bonita e agradável, assim como os character designs, que são simples sem serem tão genéricos, e são eficientes.

No geral, [C] é um anime com uma premissa e ideias interessantes, criativo em alguns pontos e padrão demais em muitos outros, que consegue se manter interessante durante boa parte do seu decorrer, porém tem um final um pouco inferior as expectativas criadas. Não conseguiu passar do “correto” em diversos pontos, e assim, foi só um anime razoável, quando poderia ter sido muito bom.

_________________________________________________________________________________________

Essa review faz parte da Corrente de Reviews (leia sobre aqui), idealizada pelo DidCart, do Anikenkai, que se baseia na seguinte ideia: Um blogueiro indica um anime ou mangá para outro, que por sua vez indicará para o próximo, até fechar-se o ciclo. O blog Xtreme Divider foi quem me indicou esse anime, e o mangá (é) que eu indiquei para o blog Mundo Mazaki é Solanin. Fiquem ligados no resto da corrente!

Publicado em setembro 14, 2012, em reviews e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. POOOOXA, senti que você não curtiu muito o anime, rs. Ou eu que sou uma aberração que gosta dessas coisas, digamos, “impopulares”. E a recomendação não foi pra avacalhar não, viu? Ele realmente foi do meu agrado, mas ao que parece foi só do meu mesmo. xD

    Gostei que você destacou as cenas resultantes do tema de “perder o futuro”. Algumas delas foram ótimas. Espero que tenha se divertido de alguma maneira enquanto assistia.

    Até mais!

    • Cara, como eu disse, é razoável. Até conseguiu me divertir um pouco, mas não foi nada demais, sabe?
      E sim, a ideia de “perder o futuro” foi o que resultou nas partes mais legais e memoráveis (para mim) da série

      Valeu pelo comentário, \o

  2. Saudações

    Este anime tinha uma promessa gritante ao seu redor. Como vários tantos, chamou a atenção em seus PVs eaguçou a expectativa de todos, basicamente.

    A frustração veio depois, para muitos, com a proposta do plot central jogada fora (literalmente) e com efeitos visuais usados em demasia que, para vários, acabou convertendo-se em mtivo para drop.

    [C] poderia ter sido infinitamente melhor do que foi. Infelizmente, pecou em detalhes bobos (porém importantes).

    Muito bom o texto.

    Até mais!

    • Eu já não acompanhava os animes da temporada quando esse anime foi lançado, portanto não tinha muita ideia da expectativa que ele causou, mas imaginava que houvesse um hype para ele. A premissa era muito boa para não chamar a atenção.

      De fato, “pecar em detalhes bobos (porém importantes)” é o que define esse anime. Poderia ter sido ótimo, mas não foi.

      Obrigado pelo elogio e pela visita, \o

    • dropei depois de ver 2 episodios

      que anime ruim vey

      ai fui ver un-go, e, QUE ANIME FODA VEY

      o blog devia fz um review sobre un-go

      a proposito, sobre os personagens, os personagens cools de shiki mandaram lembranças ta?

  1. Pingback: [C]: The Money of Soul and Possibility Control, um anime broxante ou mal compreendido? | Xtreme Divider

  2. Pingback: Corrente de Reviews: Arakawa Under the Bridge | Mangathering | 1 ANO!

Deixe um comentário