Série temática do Mangathering #2 – As obras favoritas [3/4 – Code Geass – Daisuke]

Code Geass. Duas palavras, nove letras, um anime. Não um anime qualquer, mas meu anime favorito. Não só meu anime favorito, minha obra favorita.

O que é Code Geass? Em teoria é uma enorme franquia que abrange animes, mangás, jogos e tudo o que você pode imaginar. O anime de Code Geass : Hangyaku no Lelouch (Lelouch of the rebelion) é um dos mais bem conceituados dos últimos tempos, sempre sendo premiado e citado em listas de melhores animações. Não à toa.


2010. Japão e Britannia iniciam uma guerra que futuramente seria vencida pela segunda. A Britannia pode vencer graças à suas novas armas, os Knightmare frames. Basicamente, robôs gigantes.

Após perder a guerra, o Japão teve seu nome e direitos tomados, e passou a se chamar Area 11. Seus habitantes foram nomeados elevens. O começo do primeiro episódio nos apresenta a dois garotos, Lelouch e Suzaku.

Estes garotos cresceram. Lelouch aparentemente é apenas um estudante qualquer, mas esconde que ele e sua irmã, Nunnally, são membros renegados da família real da Britannia. Mais especificamente, filhos do imperador Charles. Sua mãe foi morta e sua irmã ficou cega e necessitando de uma cadeira de rodas após um atentado contra a família quando o garoto ainda era pequeno.

Certo dia ocorre um acidente envolvendo terroristas. Lelouch tenta ajudar as pessoas de dentro do caminhão acidentado e acaba se envolvendo em algo mais complexo. Graças a isso o protagonista reencontra seu amigo de infância, Suzaku, que agora é um soldado de Britannia. Ainda mais importante do que isso, uma misteriosa garota, C.C. lhe concebe o poder do Geass. No caso de Lelouch, o Geass lhe permite dar uma ordem a uma pessoa e fazer com que ela a cumpra. Agora o jovem quer se vingar da Britannia e mudar o mundo, utilizando o codinome Zero. Nisso consiste Code Geass: Lelouch of the rebelion.


Este projeto megalomaníaco da Sunrise é um absurdo se tratando de arte (O character design foi feito pelo grupo CLAMP) e animação. A trilha sonora é uma das melhores, se não a melhor, já vistas (ou ouvidas) em animes. Tanto as openings e endings quanto as músicas de fundo são maravilhosas.

Tem quem compare a história com a de Death Note. Particularmente, desgosto disso. São duas séries das quais gosto bastante, mas não acho que sejam tão semelhantes como dizem por aí.

Se tratando de roteiro, a primeira temporada é melhor do que a segunda (R2). Mas eu gosto igualmente de ambas. Code Geass R2 traz mais momentos épicos, cenas maravilhosas que marcam o espectador.


Momentos épicos protagonizados por quem? Ele mesmo. O meu personagem fictício favorito, Lelouch Lamperouge, digo, Lelouch vi Britannia! Alguns personagens de Code Geass realmente se destacam, como a Kallen. Mas ninguém que se compare ao protagonista da série.

No aspecto em que a maioria dos animes atuais pecam, Code Geass dá um show. O final da série é maravilhoso, algo realmente memorável.

Code Geass é um dos mais famosos e bem conceituados animes da década passada, e faz por merecer. Me sinto grato por cada segundo gasto vendo a série. Não à toa é a minha obra favorita. “All hail Lelouch!”.

Anúncios

Sobre Daisuke~

Amante de cinema (e de arte e entretenimento de forma geral), adora escrever sobre filmes, livros, mangás, etc.

Publicado em março 20, 2012, em Série Temática e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Só ouço falar bem de Code Geass, mas nunca me aventurei a assistir. Até porque assisto pouco anime, e o mangá não é tão bom quanto a obra original.

    Mas não posso negar que o enredo e a arte da CLAMP (que apesar de não gostar dos personagens masculinos, está demais nos mechas) são incríveis.

    Um dia ainda vou assistir. Ah, ótimo texto, aliás. Falou!

    • Não tive a oportunidade de ler muitas coisas do grupo, mas adoro a arte delas (A Mokona é a principal desenhista, se não me engano) e o pouco que conheço.
      Assista, Code Geass é ótimo! Obrigado, abraços!

  1. Pingback: Primeiras impressões: Ixion Saga DT «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: