Review: Uzumaki

 “Essa é Kurôzucho, onde eu cresci. Eu gostaria de compartilhar com você… os estranhos eventos que aqui ocorreram.”

Olá, leitores do Mangathering! Bom, primeiro de tudo, deixa eu me apresentar: eu sou o Schin, o 4º e mais novo membro desse blog que faz a alegria da comunidade otaku. E pra minha estréia por aqui, vou falar sobre uma das obras do nosso velho amigo Junji Ito, que os leitores freqüentes já devem conhecer (caso contrário, leiam as reviews de Lovesick Dead e Flesh-Colored Horror, ambas do Daisuke.)

Uzumaki foi publicado em 1998-1999, e tem 19 capítulos (com mais um extra), divididos em 3 volumes. É uma das obras mais famosas do Ito, com várias indicações a prêmios e um filme baseado nela.

Uzumaki conta a história de Kirie Goshima, uma garota normal com uma vida normal; vai à escola, tem amigos, um namorado e uma família comum. E vive em Kurôzucho, uma cidade comum- ou pelo menos isso é o que ela pensa.

Um dia, voltando da escola, Kirie encontra o pai de Shuiichi, seu namorado, encarando uma concha em uma parede, como se estivesse em transe. Ao comentar o fato com Shuiichi, este sugere que eles fujam da cidade, pois ele sente em Kurôzucho um ar maligno – um ar que o deixará insano. Este é apenas o início de uma série de eventos que transformará completamente não só a cidade, mas também a sanidade dos seus habitantes, assim como eles próprios.

É difícil falar da história de Uzumaki sem dar spoilers, já que sua primeira parte é feita de várias histórias individuais, quase independentes. Mas esta é, em sua essência, uma história sobre uma cidade assombrada – não por fantasmas, nem por demônios; é uma cidade contaminada por espirais. As vezes elas estão óbvias, e as vezes mais discretas, mas estão sempre lá.
“Espirais? Esse cara devia estar sem criatividade, hein. Idéia mais idiota que eu já vi.” Convenhamos que não é difícil pensar isso depois de ler o parágrafo anterior. Mas não podemos esquecer que esse é Junji Ito.. e se tem alguém que pode fazer espirais serem assustadoras, é ele. Uzumaki traz algumas das melhores – e mais perturbadoras, acreditem – histórias do autor.

A arte do mangá pode parecer estranha de início para quem nunca leu Ito, mas é fácil de se acostumar. Ela transmite bem as emoções dos personagens, e dá vida às bizarras cenas inventadas pelo autor – desde caracóis gigantes até uma grotesca doença de pele.

Uzumaki tem suas falhas – o comportamento de alguns personagens fica meio forçado às vezes, e certos aspectos do final podem não agradar a muitos, mas são críticas pequenas, e de forma alguma devem atrapalhar na decisão de ler o mangá. Eu, pessoalmente, recomendo que seja lido de pouco em pouco, como 1 ou 2 capítulos por dia (cada um tem cerca de 30 páginas), para que a história seja bem absorvida. Ah, e para os que vão procurar na internet pra ler, vale lembrar que a maioria dos sites tem a versão americana, onde a leitura é que nem a de uma HQ ocidental: da esquerda para a direita.

Bom, espero que tenham gostado, e que procurem ler Uzumaki, vale a pena. Vejo vocês por aqui, então! – Schin

Publicado em agosto 14, 2012, em reviews e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Ah, Junji Ito. ❤ Esse foi o primeiro manga dele que li.
    Os personagens me irritam demais. I mean, tá acontecendo tanta merda bizarra naquela cidade e todo mundo continua lá? Depois do terceiro incidente eu teria juntado minhas tralhas e vazado rapidinho. Mas ok, clichê de terror.
    Uzumaki tem o dom de ter sido o único manga que me fez vomitar. (literalmente) Aquela gente, hm, “comendo lesmas” foi demais pro meu estômago.

    • Exato! E não é como se ninguém tivesse pensado em ir embora.. o Shuiichi fala isso no 1º capitulo, cara. E todo mundo ignora o que tá acontecendo, e nem adianta falar que ninguém reparou.
      E… é, a parte das lesmas é tensa. Principalmente o cara descrevendo a sensação. Urgh.

  2. O MEU PRIMEIRO MANGÁ DO GÊNERO HORROR E O PRIMEIRO QUE LI DE JUNJI ITO DO QUAL TORNEI-ME FÃ.
    INCRIVEL!

  1. Pingback: One-Shots de Junji Ito | Mangathering | 1 ANO!

Deixe um comentário

